Copyright © 2016 Escola de Inovação. Todos os direitos reservados.

Porto Alegre/RS

Qual o perfil do profissional ambidestro?

December 2, 2018

 

Se ambidestria é a capacidade da organização para fazer a gestão do novo e do tradicional ao mesmo tempo e igualmente bem, então precisamos dar atenção a capacidade de gestão em fazer a ambidestria possível.

 

Colaboradores ambidestros são elásticos (adaptáveis e capazes de reconfigurar atividades rapidamente para atender às novas necessidades e mudanças enfrentadas pela empresa), e eficientes (disciplinados, alinhados e coerentes aos padrões de atividades da empresa) ao mesmo tempo. São profissionais autônomos, generalistas e habilidosos para realização de multitarefas. Articulam decisões sempre levando em conta a estratégia geral. Cada colaborador faz seus próprios julgamentos sobre a melhor forma de dividir o seu tempo entre as demandas de exploração e explotação.

 

Gestores desempenham um papel muito importante em empresas ambidestras, pois são responsáveis por desenvolver um contexto de suporte social e confiança aos funcionários. Desenvolvem e gerenciam um conjunto invisível de estímulos para que os funcionários se comportem de forma elástica ao mesmo tempo em que precisam ensinar a equipe a lidar com pressões.

 

Para que isso seja possível, é necessária a construção de processos e sistemas que encorajem, apoiem e estimulem colaboradores ao comportamento ambidestro. Por isso, os gestores, juntamente com o RH, devem estar atentos para desenvolver esse novo perfil de profissional.

Em resumo, para que uma empresa possa desenvolver uma equipe ambidestra na prática, precisa ter em mente alguns pontos importantes:

  • Precisamos desenvolver a equipe para que consigam gerir e administrar bem as atividades de exploração e explotação. Treinamentos de gestão to tempo são bem-vindos;

  • Precisamos desenvolver um contexto de apoio e suporte ao colaborador ambidestro;

  • Gestores atuam como facilitadores, líderes que impulsionam os colaboradores, para que desempenhem as atividades com autonomia;

  • Criar um plano de ação para evitar as “armadilhas do sucesso” e o comodismo.

 

Nos vemos no próximo post!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

3 Perguntas que todo inovador deve fazer

October 22, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square