Copyright © 2016 Escola de Inovação. Todos os direitos reservados.

Porto Alegre/RS

Inovação é algo que se aprende?

 

Da mesma maneira que na era da qualidade as pessoas eram evangelizadas e capacitadas em conceitos e ferramentas vinculadas ao tema para que pudessem transformar este novo conhecimento em melhores resultados. Quando falamos em inovação não é diferente. Inovação pode ser aprendida por qualquer pessoa! 

 

Assim como aprendemos matemática, português e história, podemos aprender inovação. Mesmo que você se ache nem um pouco inovador, você pode se transformar no cara perfeito para fazer parte do time de inovação da sua empresa. Entretanto, vale lembrar que fazer a inovação acontecer depende de 3 coisas: pessoas, processo e ação. As pessoas precisam colocar o processo em ação!

 

Essencialmente a inovação resulta da combinação destas ações: identificar oportunidades, gerar ideias, inventar coisas e testá-las, incorporar as iniciativas bem sucedidas ao dia-a-dia da empresa. 

 

Nem sempre a pessoa que tem os sentidos aguçados para identificar as oportunidades também é criativa o suficiente para gerar as novas ideias de produtos, serviços, processos, modelos de negócio. Talvez a pessoa que consiga inventar algo com base nas ideias geradas não seja boa para testar o invento junto a um pequeno grupo de clientes e, muito menos para criar e implementar o plano para incorporar a inovação à rotina da empresa, dando escala aos resultados.

 

Inovar exige várias pessoas, exige competências diferentes, exige discussão, exige trabalho em equipe, exige criatividade, exige inventividade, exige execução, exige visão sistêmica e ao mesmo tempo periférica, exige tolerância ao erro, inovação exige, acima de tudo, a capacidade de aprender a cada momento.

 

Contudo, apesar de todas as exigências inerentes ao ato de fazer a inovação acontecer, todos podemos desenvolver competências que sejam necessárias em um determinado momento do processo. Inovação não se faz sozinho, é um esporte coletivo!

 

Até a próxima reflexão inovadora!

 

Texto originalmente publicado no blog da Innomotion Consultoria em Gestão da Inovação | http://innomotion.com.br/blog

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

3 Perguntas que todo inovador deve fazer

October 22, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square