Copyright © 2016 Escola de Inovação. Todos os direitos reservados.

Porto Alegre/RS

Por dentro do Design Thinking: resolvendo os problemas de forma criativa e colaborativa

Se você já se perguntou o que é Design Thinking e como essa metodologia pode ajudar pessoas e empresas a inovar, esse post é uma boa leitura. Que o cenário atual impulsiona a inovação ninguém duvida, mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: como inovar? A inovação depende de pessoas, processo e ação!

 

O Design Thinking nos apresenta um processo interessante, baseado em algumas etapas que possibilitam a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa. Inovação não se faz sozinho! Além disso, o Design Thinking é centrado no ser humano e busca visualizar os problemas sob a ótica dos consumidores, dos usuários, explorando ao máximo a empatia. Compreenda e coloque em prática a abordagem do DT!

 

ENTENDIMENTO: esse é o ponto de partida para iniciar o processo, e buscar o máximo possível de informações sobre o assunto em questão, que pode ser um problema a ser resolvido, um produto a ser criado ou refinado, ou até mesmo um novo modelo de negócios a ser explorado, é indispensável. Fazer uma desk research é uma boa pedida, assim como conversar com a equipe para descobrir o que precisa ser descoberto, determinando que tipo de informações precisam ser coletadas sobre o tema. O entendimento é um levantamento inicial e preparatório para o trabalho de campo. Mergulhe de cabeça!

 

PESQUISA: é a hora do trabalho de campo, de sair à caça de pessoas que possam ajudar o time a entender melhor o assunto. Conversar com muitas pessoas, observá-las e também sentir na pele o que elas sentem proporcionam uma triangulação de informações importante. É fundamental registrar todas as informações, insights e aprendizados ao longo da pesquisa. Vá pra rua!

 

PONTO DE VISTA: com todos os registros em mãos, chegou o momento de a equipe formar o próprio ponto de vista sobre o assunto. Analisar e aprender são palavras mandatórias nesse momento. Utilizar o Mapa da Empatia para criar uma persona torna o processo mais humano, já que o projeto deve ser centrado no usuário. Esta ferramenta permite que a equipe obtenha respostas interessantes. O que a persona sente e pensa, escuta, vê, diz e faz? Vire um expert no assunto!  

 

IDEAÇÃO: a ideação é o processo de geração de novas ideias que possam ser aproveitadas para o desenvolvimento do projeto. É a hora mais sexy e divertida da abordagem e agora a quantidade de ideias é mais importante do que a qualidade delas. Ferramentas como Brainstorming e Brainwriting são muito utilizadas nessa etapa. Dê asas à sua imaginação!

 

PROTOTIPAGEM: é o momento de transformar as ideias escolhidas em algo concreto, de preferência em um protótipo funcional. Os primeiros protótipos devem ser feitos de forma rápida, suja e barata. Assim a equipe coloca logo a mão na massa! Fazer protótipos de papel, maquetes ou uma simples encenação pode ser um bom começo. A utilização de impressoras 3D também é uma excelente alternativa, tendo em vista que ela está, a cada dia, mais acessível. O aprendizado com o desenvolvimento de cada protótipo deve dar origem ao chamado mínimo produto viável (MVP). Mostre o seu lado Professor Pardal!

 

TESTE: uma maneira inteligente de testar seu projeto é apresentá-lo, durante um período determinado e para um número reduzido de pessoas, para verificar se a ideia realmente tem potencial. Os feedbacks obtidos ao longo desta etapa são valiosos e vão determinar se a ideia vai adiante, ou se ela precisa ser refinada ou engavetada. Essa etapa faz com que o projeto possa ser validado de forma pouco onerosa! Afie seus ouvidos e abra a sua mente!

 

Use e abuse desta abordagem, pois ela pode ajudar sua empresa ou startup a vencer os desafios de inovação impostos pelo mercado. O aprendizado obtido com a prática da inovação vai fazer sua equipe desenvolver novas competências e, a cada novo projeto, as chances de sucesso aumentam. Como diria Tom Kelley, da IDEO, “falhe mais vezes para ter sucesso mais cedo”.

 

Até a próxima reflexão inovadora!

 

Texto originalmente publicado no blog da Innomotion Consultoria em Gestão da Inovação | http://innomotion.com.br/blog

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

3 Perguntas que todo inovador deve fazer

October 22, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square