• Sérgio Gualdi Ferreira da Silva Filho

Brainstorming: você está fazendo isso certo?


O brainstorming é uma ferramenta para geração de novas ideias, comumente utilizada num estágio inicial do processo de inovação. Contudo, tal técnica necessita de um contexto específico, uma situação problema, um objetivo determinado à partir da atual situação organizacional. Venho dizendo há anos que o pensar fora da caixa gera perda de tempo e de dinheiro, além da desmotivação da equipe engajada na missão de criar a inovação que levará a empresa ao tão sonhado sucesso. Temos que construir a caixa certa para pensar, direcionar a criatividade das pessoas para algo específico, que pode estar relacionado ao desenvolvimento de um novo produto, a adequação de determinado processo, à criação de uma nova experiência para o consumidor ou até mesmo a concepção de novas formas de cobrar por um serviço.

Contudo, para que a sessão de brainstorming surta o resultado esperado, é importante atentar para algumas dicas, que seguem abaixo:

1 Não faça críticas nem julgamentos: quando criticamos ou julgamos tolimos o potencial criativo das pessoas, que não é o objetivo de uma sessão de brainstorming.

2 Encoraje ideias malucas: inspiremo-nos em Einstein, que dizia que “se, à princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela”.

3 Construa sobre as ideias dos outros: quando construímos à partir de uma ideia já concebida damos corpo à ela, exploramos novas possibilidade que podem ser interessantes para a organização.

4 Atenha-se ao tópico proposto: não adianta pensar em tópicos diferentes, concentre-se no assunto atual e contribua da melhor maneira possível.

5 Uma conversa por vez: conversas paralelas atrapalham o processo, desconcentram as pessoas e desnorteiam o facilitador.

6 Seja visual: escrever a ideia é importante, mas também facilita muito se você fizer um desenho que a represente, pois no momento da análise você saberá exatamente onde está aquela colada aquela ideia legal.

7 Quantidade importa: procure criar o maior número de ideias possível, pois à partir da combinação de várias ideias podem surgir projetos incríveis.

8 Divirta-se!

Agora chegou o momento de colocar estes novos conhecimentos em prática na sua empresa. Rode as próximas sessões de brainstorming seguindo estas regras. Tenho certeza que o resultado será interessante.

Até a próxima reflexão inovadora!

#brainstorming #processodeinovação #insights #ideias #inovação

0 visualização

Copyright © 2016 Escola de Inovação. Todos os direitos reservados.