• Sérgio Gualdi Ferreira da Silva Filho

A metamorfose ambulante demanda inovação


O CENÁRIO ATUAL

O cenário atual é complexo e desafiador, abrangendo elementos voláteis que norteiam a atuação empresarial e direcionam as atividades inovadoras. Os clientes, cada mais exigentes, querem algo novo todos os dias. A globalização eliminou muitas barreiras, gerando uma competição em nível mundial. A automatização dos processos modificou as formas de trabalho. A era da informação está estabelecida e a ferramenta de acesso a ela está, literalmente, na palma da nossa mão. Não há dúvidas que o mundo mudou radicalmente nos últimos 20 anos e, certamente, continuará mudando, mas em uma velocidade cada vez mais acelerada. Não há bola de cristal que preveja o futuro, mas também não precisa ser um guru pra saber que o nível de incerteza em relação aos novos tempos aumenta a cada dia. Investir em inovação é essencial para garantir resultados sólidos e duradouros, bem como para garantir posição de destaque em qualquer segmento de atuação.

O MOVIMENTO PRÓ INOVAÇÃO

Em decorrência deste cenário, consolida-se um movimento de inovação, que veio para modificar a forma como as organizações competem. Inovar significa explorar de maneira bem sucedida novas oportunidades de negócio. O que não é tarefa fácil, levando em consideração que nosso cenário está em constante transformação. Inovar hoje é importante. Contudo, inovar sistematicamente, aproveitando tendências e questionando as ortodoxias do mercado, é fundamental para aquelas organizações que buscam destacar-se em seus mercados.

REFLEXÃO QUE GERA AÇÃO

Para ajudar nos desafios de inovação, a INNOMOTION elaborou um roteiro de perguntas que proporcionarão uma interessante reflexão sobre o tema. Esperamos que as perguntas abaixo sejam o estopim gerador de novas atividades inovadoras.

- Quais são as coisas profundas e fundamentais que estão mudando no mundo que seus concorrentes subestimaram ou ignoraram até agora?

- Quais competências centrais podem ser transferidas para aproveitar novas oportunidades?

- Quais são as necessidades e o desejos não atendidos dos seus clientes?

- Poderíamos explorar nossos ativos estratégicos de novas formas para levar nosso valor aos clientes?

- Qual grande mudança está afetando nosso segmento de atuação? Como nos podemos ter certeza de que estamos aproveitando esta mudança?

- O seu modelo de negócio atual sustentará o funcionamento da empresa nos próximos 10 anos? Será que daqui a 10 anos o mercado ainda estará demandando o resultado das minhas ações atuais?

- Que tipo de tecnologia estará sendo utilizado em seu segmento daqui há 10 anos?

- As competências organizacionais de hoje me manterão no mercado por quanto tempo?

- Quanto tempo é dedicado hoje, para construir o amanhã?

- O que está, efetivamente, sendo feito agora para garantir que a empresa ocupe posição de destaque no futuro?

As respostas destas perguntas auxiliam na definição de como a inovação deve ser trabalhada. Vantagem competitiva se conquista fazendo diferente, encontrando novas formas de capturar valor do mercado, criando soluções aderentes às necessidades do mercado. Criar práticas sistemáticas que dificilmente sejam copiadas pela concorrência, utilizar da melhor maneira as características únicas da empresa e desenvolver lideranças que conduzam a organização ao sucesso é fundamental. Inovar te leva mais longe!

Até a próxima reflexão inovadora!

#inovação #insights #boasperguntas #estratégia

0 visualização

Copyright © 2016 Escola de Inovação. Todos os direitos reservados.